compatível com toda a linha de celulare (2).png

Olá, cosmonautas. Este é o nosso terceiro edital para publicação. Leia com cuidado e boa sorte.

Introdução: 

Monstros, astronautas, entidades... guerras, lascívia, controle mental... se é bizarrice que popula sua mente criativa, se as narrativas com qualidades de sonhos e pesadelos despertam seu mojo, este edital nasceu para você.

A Rocket quer transgredir de verdade, em tema e forma. Queremos narrativas cheias de curvas, buracos negros, sexo estranho, mundos inexplorados, alienígenas, dinossauros e assassinos, costurados por um fio narrativo que os salva (por um triz) do nonsense.

Estamos à procura de um livro doidera, psicodélico, chocante e divertido. Queremos expandir o gênero "bizarro" no Brasil. Somos uma das poucas casas editoriais, se não a única, com coragem de fazê-lo.

Importante: a obra será publicada via financiamento coletivo, sem ônus para o autor, que receberá os 10% de royalties de praxe. Como em qualquer crowdfunding, a publicação não é garantida e depende do trabalho autor-editora com o público.

A descrição acima é apenas um exemplo. Sua obra não precisa conter dinossauros e/ou alienígenas para passar no edital, ok?

Leia o edital e participe.

I. A Rocket Editorial receberá originais entre os dias 14/07/2022 e 14/09/2022, apenas através das fichas de inscrição devidamente respondidas e disponibilizadas aqui. (caso apareça mensagem de que o formulário não aceita mais respostas, atualize seus cookies).

   

II. Os originais aceitos serão apenas:

  1. De ficção, em português.

  2. Entre 30 mil e 60 mil palavras;

  3. De qualquer gênero, desde que a narrativa se encaixe na proposta do edital;

  4. De autores brasileiros, quer morem no Brasil ou no exterior;

  5. De autores maiores de 18 anos;

  6. Apenas obras inéditas, nunca antes publicadas em nenhuma plataforma (Wattpad ou equivalente, Amazon KDP, blogs etc).

  7. Não aceitamos contos, nem antologias. Aceitaremos romances fix-up (contos interligados que juntos formam uma narrativa longa).

 

III. Ao submeter o original para análise, o autor se declara de acordo com os termos deste edital e com intenção de publicar a obra pela Rocket Editorial;

IV. Os termos da publicação (data, tiragem, condições etc) serão definidos no contrato;

V. A Rocket se reserva o direito de escolher mais de uma obra;

 

VI. A Rocket só aceitará UMA obra por autor (por este edital). No caso de recebermos mais de uma obra do mesmo autor, ambas serão desqualificadas sem leitura. No caso de autoria compartilhada (dois ou mais autores de um mesmo livro), será considerado um novo autor. Ex: João pode mandar seu livro e também pode mandar outro livro, que ele escreveu com Paulo e Daniel;

VII. A Rocket se reserva o direito de fazer propostas de publicação de qualquer natureza (tradicional, híbrida ou paga), a autores que enviaram originais;

VIII. O resultado será divulgado no dia 31 de outubro de 2022;

IX. A Rocket se reserva o direito de não escolher obra para publicar, considerando que a chamada para originais não é um concurso, e sim a abertura de um espaço para que originais sejam analisados;

X. Haverá triagem na seleção. Isso significa que alguns livros podem ser descartados durante a análise dos BOOK PROPOSALS, caso a editora decida que aquela proposta não está alinhada com os seus objetivos.

XI. Os dados pessoais dos inscritos não serão compartilhados e as obras serão abertas e lidas apenas pela equipe da Editora. Os arquivos serão descartados após o dia 31 de outubro. Não compartilharemos os arquivos com absolutamente ninguém;

XII. Não haverá confirmação de entrega, não temos efetivo para isso;

XIII. Não haverá feedback personalizado. Não podemos responder aos e-mails e mensagens perguntando o motivo da recusa.

 

XIV. Sobre a apresentação do original:

  1. O original deve ser enviado nas fontes Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento em 1,5 e justificado. Arquivos fora deste formato serão descartados antes de lidos, então muito cuidado com isso;

  2. O arquivo deve conter uma folha de rosto com o título do livro e nome do autor (o pen name - original ou pseudônimo);

  1. O arquivo não precisa ter numeração de páginas;

  2. O arquivo deve estar no formato PDF e será enviado pelo formulário de inscrição.

imagem para originais.png
 

Dicas para preencher o book proposal:

Aprenda a fazer uma sinopse comercial neste vídeo.

Na grande maioria dos book proposals, as editoras pedem um resumo do livro, às vezes também chamado de sinopse. É importante que você mostre, nesta etapa, toda a estrutura e desenrolar da sua trama, deixando claro quem são os personagens grandes, os maiores conflitos e o final da história. Não é hora de ser misterioso – conte tudo, incluindo surpresas e plot twists. Não escreva “no final, tudo se encaixa”, sem mostrar como se encaixa. O ideal é que esse resumo tenha cerca de três parágrafos curtos, que deixem claro: ambientação, protagonista, vilão, conflito externo, conflito interno, pontos de virada, clímax e resolução. Deixe de fora os detalhes e só conte o que mais importa, com linguagem direta e simples. O que conta, neste momento, é a história, não o seu estilo.

Na hora de se apresentar, conte apenas o que é relevante: suas origens, gêneros de escrita, jornada como autor, suas publicações de destaque, conquistas, prêmios e objetivos.

 

Perguntas frequentes:

Quais erros podem levar um original a ser rejeitado antes de lido?

Leia sobre os maiores erros cometidos no edital passado neste post.

O que acontece se o meu original não for aceito?

A Rocket irá deletar todos os arquivos que não passaram na nossa seleção, fique tranquilo. Você poderá publicá-lo de forma independente, por editora ou em plataformas de leitura gratuita, afinal, o original é seu.

O que acontece se o meu original for aceito?

A Rocket entrará em contato com uma proposta de publicação tradicional, por e-mail.

O que é publicação tradicional?

É a publicação onde a editora investe na obra, arcando com todos os custos de edição, capa, diagramação, arte, revisão, divulgação e distribuição da mesma. No caso do edital Bizarro, os recursos para a editora publicar a obra serão levantados via financiamento coletivo, mas o ponto chave é que o autor não precisa pagar nada para ser publicado.

Se o meu original for escolhido, quais são os próximos passos?

O contrato indicará a data de publicação e todos os detalhes referentes a prazos, termos, condições, direitos, tiragem e royalties.

Por que a Rocket não pode me dar um feedback sobre a minha obra?

Imagine fazer centenas de leituras críticas (um serviço trabalhoso, caro e que exige muito estudo e profissionalização) de graça, em dois meses. É por isso. Infelizmente não podemos disponibilizar esse serviço. 

Dúvidas emergenciais devem ser encaminhadas para claudia@rocketeditorial.com.br
Favor não enviar dúvidas que já foram respondidas no edital.