Buscar
  • Cláudia Lemes

7 Dicas do que fazer no Natal com crianças sem gastar dinheiro

A grana tá curta e você tem filhos? Tá sem tempo? Confira nossas 7 dicas para aqueles pais e mães que sempre querem dar uma experiência memorável aos filhos, mas que têm pilhas de boletos para pagar nessa virada de ano. O título original deste post era "7 dicas para pais e mães que estão fodidos no Natal".


1- Cupons (requisitos: impressora e computador): Use ferramentas gratuitas como o app Canva para fazer cupons personalizados para dar de presente para os seus filhos. Em templates, escolha "cupons", depois escolha as cores, imagens e recompensas. Aqui em casa fizemos assim, em 5 minutos porque não tínhamos mais força vital (são 3 filhos). Se você tiver mais tempo, dá para deixar bem mais bonito:

As recompensas podem ser comidinhas, quantias pequenas de dinheiro, favores que seus filhos vivem pedindo e você tá sempre cansado demais para fazer... o importante é que sejam coisas que eles gostem muito. Passe livre para alguma obrigação, uma hora a mais no videogame ou TV, passeios, você decide. Lembre-se de salvar a imagem como PDF para imprimir. Lembre-se também de especificar data de validade e exatamente ao que o cupom dá direito, pois as crianças são espertas.


2- Listas de reflexão: Durante a ceia, principalmente se não há muitos presentes debaixo da árvore, é provável que seus filhos fiquem entediados e comecem a reclamar e brigar entre si. O esquema é dar atividades para eles. Uma delas é a lista que obriga os pequenos a pensarem que embora não tenha acontecido tudo como imaginaram durante o ano, a vida é assim mesmo e eles têm motivos para serem gratos. Fazer planos para o ano seguinte acende aquela chama de esperança neles, injetando mais ânimo na criançada. Eles podem colar a lista pronta numa agenda ou pendurar no quarto (adolescentes vão odiar a ideia). Exemplo:



3 - Páginas de colorir: Ainda no intuito de manter as crianças ocupadas para preservar a paz (na medida do possível) na residência, o site da Crayola tem um monte de desenhos para colorir. Claro que é legal escolher os de tema natalino, mas você pode mostrar que pensou nos seus filhos ao imprimir folhas que também têm a ver com seus gostos pessoais. Incentive o uso de glitter, cola colorida e afins, porque de qualquer jeito você vai ter que limpar a casa no dia seguinte. Como dizia o meu avô, o que é um peido para quem está cagado?


4 - Jogos! Quando acabar a comida, não se iluda: seus filhos ainda terão energia para mais 5 horas de pura diversão, e você não vai dormir. Em família, ou com os pais alternando turnos, tire a poeira daquele Banco Imobiliário, Jogo da Vida ou baralho e jogue com os seus filhos. Eles vão se cansar mais rápido e as lembranças vão durar mais do que os presentes que você poderia ter dado.


5- Limpar a casa fingindo que é um jogo. Claro que isso vai depender do quanto seus filhos forem safos, mas quando a gente faz irmãos competirem, é mais garantia de que os trabalho serão feitos. O truque é focar numa tarefa pequena, em vez da faxina completa. Se sua família for grande, pode dividir a turma em times e cada um pega uma tarefa (time vermelho na sala de estar, time azul na cozinha). Estabeleça um prêmio legal, que pode ser qualquer coisa, desde o resto do sorvete a direito de não lavar louça por uma semana, desde que seja algo que todo mundo realmente deseja. Coloque uma trilha sonora que estimule a vibe, como uma playlist de um filme de ação. E que comecem os jogos.


6- Vejam juntos um filme de Natal. E não precisa ser um daqueles melosos e cheios de lição de moral. Duro de Matar, Batman: o Retorno, Gremlins e O Estranho Mundo de Jack são bons filmes de Natal, observando, claro, a faixa etária dos seus pirralhos. Para ver uma lista completa de filmes natalinos não natalinos, clique aqui.


Até parece que vai ser assim

7 - Dê presente para os outros. Se você estiver lendo essa lista pelo menos uns 20 dias antes do Natal (ou seja, depois de 2020), e já souber que está mal de grana e não vai conseguir encher a árvore de presentes, veja que consegue reunir grana o suficiente para contribuir com o Natal de outra pessoa. Com certeza alguém perto de você está fazendo uma daquelas campanhas para arrecadar 1 brinquedo + 1 sapato + 1 roupa para uma criança carente. Envolva seus filhos nesse projeto, deixando com que escolham quais presentes dar. Vai ser uma experiência importante para eles. No dia do natal, você pode se divertir com eles, seguindo as dicas deste post, e lembrá-los de como contribuíram para deixar outra criança feliz.


Bom Natal para vocês. Dias melhores virão.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

13 Dicas criativas para divulgar seu livro

Este post não vai ter uma longa introdução, afinal, sabemos por que você está aqui e o que precisa. Então vamos lá: Amostras em e-books alheios: Sabe aquele amigo que vai publicar um conto ou romance