Buscar
  • Cláudia Lemes

Tudo sobre Sacramento Tropical em 5 minutos

O que é?

Uma série de livros que mistura drama e erotismo.


Quantos livros são?

São quatro livros e um spin-off. A autora não descarta a possibilidade de haver mais spin-offs mais para frente, mas todos os spin-offs são de leitura opcional.


Quais são os nomes dos livros?

Livro 1: Fuja do Paraíso

Livro 2: A Relutância em Perdoar

Livro 3: Todo Coração que você Parte

Livro 4: Fuja da Tempestade

Nome do spin-off não divulgado.


Quem escreveu?

Uma autora com pseudônimo de Mia Rangel.


Quem publicou?

A própria autora em 2012, depois os livros saíram do mercado, ganharam reedição e agora estão sendo lançados pela Rocket Editorial.


Livro impresso ou e-book?

Por enquanto, e-book, mas a editora tem intenção de lançar a série completa em versão impressa.


Por que faz sucesso?

A saga tem feito sucesso com os leitores porque mistura temas universais, como família, relacionamentos, maternidade real, sexo, aceitação e exploração da sexualidade, preconceitos, traições, amizades, incesto e outros.


Outro trunfo da saga são os personagens. Todos são tão realistas que temos a sensação de que são reais – por isso, talvez, os leitores reajam de formas tão intensas a eles, cultivando amor ou ódio, enquanto reconhecem em si mesmos as atitudes duvidosas de muitos deles.


A saga tem uma linguagem natural, direta, sem enrolações, e que foca nos eventos principais, deixando que o leitor preencha lacunas óbvias e participe ativamente da criação da história. Os segredos e informações sobre o passado são dados a conta-gotas durante a narrativa, o que torna tudo mais interessante.



Ambientação

Os livros percorrem 1969-2031. As duas cidades principais são fictícias: Balares no Espírito Santo e Montes Altos em Minas Gerais. Note que a cidade de Santa Tereza também é fictícia e não deve ser confundida com Santa Teresa. Outras cidades que aparecem na saga são: São Paulo e Rio de Janeiro.


Aceitação do público

Os dois primeiros livros foram lançados no dia do sexo, dia 6 de setembro. No momento em que este post foi escrito, dia 20/09/2021, as obras tinham apenas 2 semanas de publicação e já tinham mais de 24.000 páginas lidas no Kindle Unlimited, 42 avaliações na Amazon e leitores pedindo logo a publicação do terceiro volume, que será adiantada pela editora. Também ganhou elogios da autora Nana Pauvolih, uma das mais famosas e lidas autoras nacionais de romances eróticos.


No momento em que este post foi escrito, os dois livros estavam avaliados com 5 estrelas na Amazon.


10 Motivos para ler:

  1. Embora haja muitas cenas de sexo na história, existe muito, muito mais do que isso na saga. A trama pode parecer simples a princípio, mas a cada capítulo vai ficando mais densa.

  2. Fala de forma honesta sobre relacionamentos, atração sexual, maternidade, abuso, compulsão sexual, relacionamentos entre pais e filhos e aceitação da morte.

  3. Mostra a evolução e transformação dos personagens durante a vida. No primeiro livro, os personagens são jovens e agem como jovens. À medida que vão crescendo e envelhecendo, sua visão de vida também muda. O bad boy pegador do livro um pode parecer um clichê, mas o que acontece quando ele faz 38, 48, 78 anos? Como sua visão sobre as mulheres muda? Esses arcos são uma preciosidade na saga, porque o leitor passa a conhecer os personagens intimamente, porque testemunhou toda a sua vida.

  4. Representatividade: na saga há personagens diversificados. A cada livro, eles ganham mais expressão. Temos diversos personagens negros importantes, como Nina, Anne, Nenê e Lucas. Temos personagens importantes que são bi e homossexuais. Todas as faixas etárias são representadas.

  5. Épocas diferentes. Os livros mostram os personagens em diversas épocas da história. Eles agem como as pessoas agiam em cada época, com medos, crenças e preconceitos apropriados para cada década. As relações dos personagens com a tecnologia e questões sociais, por exemplo, são retratadas de forma natural em cada livro.

  6. As cenas eróticas são realistas. Às vezes o sexo é bom, às vezes ruim. As cenas de sexo entre pessoas jovens e pessoas velhas têm tons diferentes. Em algumas, o sexo é romântico, em outras é puramente animalesco. A autora aborda sexo de diversas maneiras: impulsivo entre desconhecidos, sexo a três, sexo homossexual, compulsão sexual realista, sexo anal, sexo com mulher grávida, masturbação, incesto e outros tabus.

  7. Você também vai rir. Há diversos momentos cômicos nos livros, como na vida.

  8. Você talvez chore. A autora alega que não conheceu ninguém que não tenha chorado ao fechar o livro quatro.

  9. Leitura rápida e viciante. Você consegue ler um volume da saga em um ou dois dias. É ideal para quem está com ressaca literária, pouco tempo, ou quer bater alguma meta de leitura.

  10. Apesar de tantos temas pesados, a narrativa é relativamente “leve”. Para quem está acostumado apenas com livros românticos, talvez a leitura de Sacramento Tropical seja um pouco pesada, afinal, Mia Rangel não doura a pílula. Seus personagens falam palavrão, nascem, morrem, matam, ficam doentes e fazem muitas coisas duvidosas. Entretanto, para leitores acostumados com livros mais pesados, a saga oferece uma fuga, um tipo de leitura mais de entretenimento, perfeita para um dia na praia ou em casa, debaixo de um cobertor.


Sinopse da saga

A saga Sacramento Tropical entrelaça as histórias de três gerações da família Sacramento, tecendo uma narrativa dramática e erótica de maldições, paixões proibidas e rivalidade entre irmãos. Ambientada em cidades fictícias em Minas Gerais e Espírito Santo, o pano de fundo é o campo e a praia, no Brasil dos anos dos anos 60 até 2031. Ora leve e divertida, ora violenta e sensual, esta série de livros promete ser a nova obsessão literária de quem não tem medo de se envolver com personagens imperfeitos e livros de puro entretenimento.


Livro 1: Fuja do Paraíso

Jaqueline e Nina estão na estrada para a cidade praiana de Balares, em fuga, depois de Jaqueline ter acidentalmente matado o marido abusivo num confronto. Por uma jogada do destino, elas vão parar na residência dos irmãos Sacramento, que também têm suas doses de segredos, quase todos envolvendo sua falecida mãe, Margot. Enquanto os irmãos Patrick, Cris e Edu se envolvem com as forasteiras, as raízes dos relacionamentos conturbados dos seus pais vêm à tona no diário deixado pela matriarca. Só há uma garantia: todos sairão feridos.


Livro 2: A Relutância em perdoar

O segundo livro da saga continua nos revelando páginas cada vez mais surpreendentes do diário de Margot, enquanto foca nas intrigas e vidas dos irmãos Sacramento, que agora têm filhos pequenos. A história começa uma década depois dos acontecimentos do primeiro livro, em 2007, e reserva novas confissões e separações definitivas.


Livro 3: Todo coração que você parte

2018. Quase 12 anos se passaram desde o final do livro 2. Anne, Mel e Ricardo estão fazendo faculdade longe dos pais, mas voltam para Balares para passar o Natal em família. Essa convivência, e a descoberta de novos segredos, irá abalar as estruturas dos Sacramento e afetar novos personagens, enquanto temos acesso às revelações chocantes dos últimos volumes dos diários de Margot.


Livro 4: Fuja da Tempestade

Tudo o que foi plantado será colhido. O quarto livro encerra a saga com revelações chocantes, surpresas, casamentos, mortes e reconciliações. Nada fica encoberto para sempre.


Vai demorar para os outros livros serem publicados?

Não, todos os livros já estão prontos. A Rocket lançará o terceiro volume ainda em 2021 e o último volume no comecinho de 2022.


Onde encontro para ler?
Livro 1: Fuja do Paraíso, na Amazon (Kindle Unlimited ou comprar por R$ 5,90)
Livro 2: A Relutância em Perdoar, na Amazon (Kindle Unlimited ou comprar por R$ 5,90)
Leia o primeiro capítulo do livro 3: Todo Coração que você Parte aqui. (Contém spoilers dos livros anteriores).

Onde encontro nas redes sociais?

Perfil Instagram próprio da saga.

Perfil da Editora Rocket.







20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo